| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Valdeck Almeida de Jesus
Desde: 05/08/2010      Publicadas: 481      Atualização: 27/08/2013

Capa |  Atualidades  |  Espaço do Escritor  |  LGBT na Imprensa  |  Manchete
Espaço do Escritor
Entrevista - DARLON SILVA É ENTREVISTADO POR VALDECK ALMEIDA DE JESUS

Darlon Silva tem 20 anos, cruz-almense, baiano. Darlon mora em Salvador e é graduando em Filosofia na Universidade Federal da Bahia. Foi premiado no concurso Tempos de Artes Literárias (TAL). Publicou um livreto, "Campos Interior", na Festa Literária Internacional de Cachoeira " FLICA, onde, também, fez parte da mesa "A Poesia Baiana Contemporânea - Homenagem a Damário Dacruz". Participou da Praça de Cordel e Poesia na 10ª Bienal do Livro da Bahia (2011).
Entrevista - INAÊ É ENTREVISTADA POR VALDECK ALMEIDA DE JESUS

Inaê nasceu aquariana em 18 de fevereiro de 1976, em Ipirá, Sertão da Bahia. Sua primeira experiência profissional foi como cantora de banda de baile aos 16 anos. Depois começou a trabalhar como backing vocal com alguns cantores em Salvador. Inaê começa em 2000 a estudar teatro no projeto INTERCENA de Carmem Paternostro, ministrado por Meran Vargem, no Teatro Castro Alves. Depois, com Marcos Machado na direção, ela interpreta dois papéis na peça "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto, no Espaço Xisto da Bahia. Fez Dança do Ventre e Sapateado-Flamenco (aprendeu só, em casa). Em Paris, em 2007 ela estuda "Le français par le Thêatre", na Alliance Fraincaise de Paris, com a atriz e diretora Sylvaine Hinglais. Neste caminho de experimentações artísticas foi criado o espetáculo "Fêmeas". Com este espetáculo Inaê se apresentou em vários espaços em Salvador: Teatro SESI, CEPAIA, SESC-SENAC e em Paris, na MAISON DU BRÉSIL. Em fevereiro de 2008, apresenta "Mirante dos Astros", um monólogo, escrito e interpretado por ela, baseado no documentário "Estamira", de Marcos Prado. O espetáculo foi apresentado no SESI, SALA CINCO (faculdade de Teatro da UFBA), no Teatro Gamboa Nova e no Teatro Molière (Aliança Francesa). Em 2011 apresenta "Palavra há Tempo", monólogo de caráter filosófico. Inaê traz a Palavra caminhando no tempo, na história do pensamento. Inaê é Poeta e Escritora graduada em Letras pela Ufba. Há poemas seus em algumas antologias. Atualmente ela Imagina e Escreve. Por isso, Imaginadora e Escritora.
Entrevista - ADRIANO EYSEN É ENTREVISTADO POR VALDECK ALMEIDA DE JESUS

Adriano Eysen Rego (1976), poeta, contista e crítico literário, é natural de Salvador. Licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Especialista em Estudos Literários pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, professor de Literatura Portuguesa e Brasileira da UNEB " Campus XXII " Euclides da Cunha, Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS, doutorando em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-Minas e membro efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. O autor publicou os livros: "Diário de um Louco" (2001 " contos " MAC); "Sopros" (2002 " poemas " MAC) e "Imagens do Sertão na poética de Castro Alves" (2005/06 " ensaio " UESB); "Cicatriz do silêncio" (vencedor do concurso de poesia Banco Capital, 2007); "Assombros Solares" (2011 " poesia " Editora Via Litterarum) e participou da Coletânea de Contos Machado de Assis (Prêmio SESC-DF, 2007-2010) e da Coletânea de Poesias Carlos Drummond de Andrade (Prêmio SESC-DF, 2010). Tem artigos publicados em revistas, a exemplo de Outros Sertões e Iararana, e jornais como A Tarde Cultural e Tribuna Feirense. Coordenou o Café Literário no Congresso de Educação (Vitória da Conquista-BA, 2005 a 2007); o I Colóquio em Estudos Literários e Linguísticos (Imaginário, Memórias e R(e)leituras (UNEB, Euclides da Cunha-BA, 2009); a I Semana de Letras (UNEB, Euclides da Cunha-BA, 2009); o Projeto Verso e Prosa nas Veredas do Sertão (UNEB, Euclides da Cunha, 2007 a 2009); o Projeto Travessia Poética (Feira de Santana-BA, 2009), da e fez parte da Comissão Organizadora do XXIII Congresso Internacional da ABRAPLIP (Salvador, 2009) e compõe a coordenação do Núcleo Regional Nordeste 02, da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (2010/2011). O autor foi membro do júri do Concurso de Literatura Banco Capital (Salvador-BA, 2009) e por duas vezes membro do júri inicial do Concurso Portugal Telecom de Literatura (São Paulo, 2009/2010).

Manchete - Viajar sozinho? Eu?

As viagens por conta própria e sem acompanhantes vêm ganhando cada vez mais praticantes e se adaptam ao estilo da vida moderna: prática, corrida e em busca das vontades pessoais.
Entrevista - PINHO SANNASC É ENTREVISTADO POR VALDECK ALMEIDA DE JESUS

Natural de Salvador, Bahia, Pinho Sannasc tem 31 anos e é escritor, poeta e compositor. Como ativista cultural ele vem desenvolvendo diversas atividades literárias. Atualmente é um dos membros organizadores do Projeto Fala Escritor, da Confraria de Artistas e Poetas pela Paz - CAPPAZ, da Associação Internacional Poetas Del Mundo, associado da União Brasileira de Escritores-UBE e também membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni-MG. Já publicou em algumas antologias, sendo elas: "Ecos Castroalvinos", "Um dia de Esperança - Mãos que Falam" e "Interfaces de Amor e Paz". O primeiro livro será publicado em 2012, resultado do concurso nacional "Mãos que Falam".
Entrevista - JACQUELINE AISENMAN É ENTREVISTADA POR VALDECK ALMEIDA DE JESUS

Jacqueline Aisenman nasceu Soares Bulos, filha de Richard e Terezinha Marta, em Laguna (SC) em 1961. Foi redatora e revisora de diversos jornais em Santa Catarina, diretora do Departamento de Cultura e dos Museus de Laguna (Museu Anita Garibaldi e Casa de Anita). Estabelecida em Genebra, Suíça, desde 1990, trabalhou durante quase quinze anos na Missão do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e mais tarde foi funcionária de banco privado. Adotou de vez a escrita como profissão desde 2009. Já editou vários livros, voando solo e em bando. Entre seus livros: Coracional, Poesia nos Bolsos, Entre os Morros da Minha Infância, Lata de Conserva e Palavras para o seu coração. Prepara para 2012 os livros Briga de Foice e Adagas de Cristal. Criou em 2009 e até o presente momento edita, a revista literária eletrônica e o site Varal do Brasil, fazendo uma ponte de palavras entre o continente europeu e o Brasil. É diretora-proprietária da Livraria Varal do Brasil, sediada em Genebra, Suíça, é especializada em autores de língua Portuguesa.
Entrevista - CARLOS CONRADO É ENTREVISTADO POR VALDECK ALMEIDA DE JESUS

Carlos Conrado, natural de Ourolândia, Jacobina-BA, vive em Aracaju desde o ano 2000. Poeta, escritor, designer gráfico, ator e artista plástico. Atualmente é sócio e co-fundador da AAPLASA - Associação dos Artistas Plásticos de Aracaju. É autor dos livros solos "Poesia Condenada", "O Aeronauta entre a Razão e a Loucura" e "A Kombi de Prosa e Poesia" (parceria com Valdeck Almeida de Jesus. É editor da revista Locozines, Revista da Cultura Emergente. Tem textos publicados em diversas antologias, entre elas: Coletânea Eldorado VI; Celeiro de Escritores; Coletânea Impressões. Arcádia Literária Estudantil; Antologia Poética Ano 3. Prêmio Valdeck Almeida de Jesus; Poetas pela Paz e Justiça Social, VI; e Antologias do Projeto Alma Brasileira. Também possui publicações em revistas como: The Moon Ligth of Corea, Corea do Sul e ArtPoesia,. Salvador-BA. É colaborador do Jornal O Capital, Aracaju-SE; Vice Presidente da Casa do Poeta Brasileiro de Aracaju; Membro Imortal da Arcádia Literária, Patrono Dias Gomes; Cônsul do Movimento Poetas Del Mundo em Aracaju; Ex Diretor de Comunicação da ASAP - Associação Sergipana de Artistas Plásticos; Ex Assessor da Academia Sergipana de Letras; Membro do Recanto das Letras e Overmundo.
Gosta de pintar seus próprios sonhos, utiliza-se de técnicas variadas para compor suas obras. Também gosta de esculpir. Foi membro do Núcleo de Cerâmica da Universidade Federal de Sergipe e participante do curso "Linguagem e Ações na Matéria" " ministrado pelo Prof. Dr. Evaristo Navarro " Universidad Politecnica de Valencia " Espanha.
Concedeu entrevista para o Jornal e Rádioweb de Portugal, RAIZONLINE, na qual falou de suas diversas atividades no campo da cultura. Foi capa do Jornal Estalo " editado pelo escritor mineiro Luiz Lyrio. Teve um especial Arte do Povo " TV Sergipe, o qual biografou a sua trajetória artística. Colabora com o Jornal O Liberal " Laranjeiras-SE. Fundou e Preside o Movimento Cultural A Plêiade.
Entrevista - CARLOS VILARINHO É ENTREVISTADO POR VALDECK ALMEIDA DE JESUS

Vilarinho é natural de Salvador-BA, tem 48 anos e sempre morou na capital. Iniciou a carreira acadêmica na Universidade Federal da Bahia-UFBA, mas se formou na Universidade Católica do Salvador-Ucsal. Publicou "As Sete Faces de Severina Caolha & outras histórias" pelo Selo Letras da Bahia, em 2005, e "O Velho - 18 contos cotidianos e fantásticos", lançado pelos selos da Câmara Baiana do Livro e Assembleia Legislativa da Bahia, em 2009.
Atualidades - Desafios do novo autor

Por: Leandro de Assis

Quando pensei em ser um escritor tinha apenas 16 anos, gostava de ler os livros de Machado de Assis, José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo e outros clássicos da nossa literatura. Também lia suas biografias e a de autores estrangeiros consagrados e achava que sabia das dificuldades que teria pela frente com a minha decisão de ser escritor.
Mais notícias
27/10/2011 - Entrevista - Velhinho Baltazar é entrevistado por Valdeck Almeida de Jesus
Deomídio Neves de Macêdo Neto, natural de Guanambi-BA, Ator, Administrador; pós-graduado Lato Sensu MBA em Gestão Pública - Desenvolvimento e Economia Regional pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia - FUNDACE. Iniciou no ano de 1994 no Grupo Artístico Bem-Te-Vi Guanambi, da UNEB - Universidade do Es...
13/10/2011 - Entrevista - Tudo e mais um pouco sobre Valdeck Almeida de Jesus
Valdeck Almeida de Jesus, um escritor, um jornalista que também serve o estado " funcionário público. Conhecido como exaltador da verdade pelos que tem coragem de viajar pelas suas obras. Falei medo e pode-se pensar que escreve coisas assustadoras, e pode até ser verdade, mas se considerarmos que ele fala de factos verídicos do quotidiano "Heartach...
10/10/2011 - Entrevista - Samuel Pimenta é entrevistado por Valdeck Almeida de Jesus
Samuel Pimenta é natural de Alcanhões, Santarém, Portugal. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, começou a escrever com 10 anos. Colaborou com jornais regionais e foi cronista na revista online "Clique". É beneficiário da Sociedade Portuguesa de Autores desde 2006. Em 2007, viu-se classificado em 2º lugar no Concur...
23/09/2011 - Diversos - O borracheiro dos livros
Onde já se viu misturar livros com pneus?! E com graxa, ainda por cima?!? Isso vai dar certo não... Escolado na vida, Seu Joaquim, do alto dos seus 40 anos na profissão, deu o veredicto: não havia a menor chance de aquilo dar certo. Era como água e vinho... Seu Joaquim borracheiro só não contava com a teimosia do filho, cabeça dura como o pai. Cora...
13/04/2011 - Entrevista - Jean Wyllys concede entrevista ao Bahia Notícias
Jean Wyllys concede entrevista ao Bahia Notícias e esclarece as polêmicas sobre Bolsonaro, além de comentar outros assuntos....


Acesse a lista completa >>


Capa |  Atualidades  |  Espaço do Escritor  |  LGBT na Imprensa  |  Manchete
Busca em

  
481 Notícias