| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Valdeck Almeida de Jesus
Desde: 05/08/2010      Publicadas: 481      Atualização: 27/08/2013

Capa |  Atualidades  |  Espaço do Escritor  |  LGBT na Imprensa  |  Manchete


 Espaço do Escritor
  29/09/2010
  1 comentário(s)


Dilma Roussef - não há o que temer
Dilma: a(o) Anti-Cristo?


Há muito, não se via e nem se ouvia tanto absurdo, a respeito de um candidato à Presidência, como está sendo propagado e forjado nestas eleições, levianamente, contra Dilma Rousseff.
Dilma Roussef - não há o que temer
Primeiro, o alarde dos argumentos de que ela foi terrorista e de que não podia nem pisar em solo norte-americano. Após suplantadas estas falácias, veio outra tentativa de desestabilizá-la: a questão da quebra do sigilo fiscal (sem nenhuma prova de que a mesma estivesse, direta ou indiretamente, envolvida). Agora, emergem, na internet, ambas sem fundamento plausível e sem prova, a terceira e a quarta leva de argumentos ridículos; um verdadeiro show de barbaridades: a de que nem Cristo, querendo, impede a vitória da candidata e a que questiona a sua orientação afetivo-sexual. Muitos já devem ter recebido o email, cujo teor afirma que Dilma, em suposta entrevista, teria afirmado que nem Cristo, querendo, tira-lhe a vitória. Onde está a gravação ou o vídeo (com voz e/ou imagem) da candidata fazendo esta afirmação? A resposta é uníssona: na maldade de alguns(mas) eleitores(as) " insatisfeitos(as) com o resultado das pesquisas, que continuam apontando a possibilidade de vitória de Dilma no primeiro turno. Cada pessoa é livre para fazer a sua escolha, é lógico. E uma das grandes riquezas da nossa Democracia reside, particularmente, nesta liberdade. Mas "satanizar" uma pessoa, como estão fazendo com Dilma, com argumentos absolutamente débeis, é, no mínimo, ridículo. E, na leva dos discursos absurdos, não faltam os que até o câncer, de que fora acometida a candidata, é levado em consideração " como uma "arma" que Satanás tem nas mãos para que o Vice de Dilma, oportunamente, assuma a Presidência (Vice este que, também, já está maldito na língua de muitos(muitas) que se afirmam cristãos(ãs))! Paira um temor (nas mensagens que venho recebendo " especialmente de alguns evangélicos), movido por emoções e bastante irracionalidade, de que, caso eleita, Dilma interferirá, negativamente, no funcionamento das igrejas, como se isto fosse uma intenção dela (nunca foi!) ou como se um(a) Presidente(a), sozinho(a), tivesse este supra-poder de "rasgar" uma Constituição formal como a nossa. Para estas pessoas, imaginar interferências em templos é questão de poder; quase de "vida ou morte", como se a salvação estivesse contida dentro de paredes. Daí o evidente desequilíbrio delas.

Realmente, trazer Cristo para a disputa presidencial, para ver se isto tira votos de Dilma, é a prova de que alguns(mas) fanáticos(as) estão desesperados ou quase beirando a imbecilidade.
Os argumentos (todos que tenho visto) utilizados para tentar desestabilizar a campanha de Dilma Rousseff são infundados, muito frágeis, facilmente desmontados.Até da orientação sexual da candidata já se ouve especular, como se houvesse algum problema, que a incapacitasse para governar, caso ela fosse lésbica. E isto, sendo verdade, é da conta de quem? Em que aspecto a orientação afetivo-sexual de uma pessoa, como um dado isolado, qualifica-a ou a desqualifica para administrar? Em nenhum.

Tenho muito a elogiar quando penso em Serra ou em Marina (por exemplo), mas já fiz a minha escolha e ela é muito sólida: votarei em Dilma, porque tenho muito mais razões para fazê-lo (e falo pela racionalidade " não por questões de fé). Minha fé, cristã de berço, nada tem a ver com os representantes que escolho. O problema, que atualmente põe o Brasil em atraso (com relação a vários países), encontra-se no Congresso: bancadas que legislam por doutrinas (tomando discursos fundamentalistas, como se estivessem em altares de templos), esquecendo-se de que o Estado brasileiro é LAICO " ou seja, não deve, em suas decisões, levar em conta nenhuma vertente doutrinário-religosa. O Estado deve ser o porta-voz da legalidade com embasamento unicamente científico. Os(as) que estão criando e repassando estas mensagens distorcidas contra Dilma são fundamentalistas - e muitos(as) optaram por Marina, não por sua história de vida ou política (também, bastante admirável), mas por a mesma ser evangélica (e Marina seria, então, "a ação e a voz divinas" no comando da nação, cujo Deus é o Senhor destes(as) eleitores(as). Se não for o Senhor deles(as), não serve!). Por isto, frente a esta perseguição a Dilma, é como se eu ouvisse, claramente, Cristo exclamar: "Perdoai-lhes, Pai, pois não sabem o que fazem." Há diversos preconceitos que circundam a candidatura de Dilma: por ser mulher, por ter lutado contra a Ditadura Militar - o que deveria ser motivo de orgulho para todos(as) nós -, por ser a mais provável sucessora de Lula, etc.

Não há nada de comprovado, na suposta biografia de Dilma que andam repassando pela internet, que desabone a sua moral, a sua competência ou a sua integridade. Muito pelo contrário: a sua história a dignifica muito.

Já está comprovado que todas as pessoas que se destacaram na luta contra o regime militar no Brasil (a exemplo da corajosa então jovem Dilma Rousseff) foram acusados / fichados dos mais horrendos crimes, justamente porque, de modo corajoso, ousaram enfrentar - como poucas(os) - uma estrutura de atrocidades mantida pelos militarem que se apropriaram do poder no país por tantos anos.

É justamente pela personalidade tão marcada pela coragem, que, desde jovem, Dilma vem assumindo posições e cargos estratégicos no Brasil em prol de uma sociedade mais livre, justa, solidária e progressista.

Quanto ao argumento de que Dilma foi "terrorista", esse é falso e, em parte, distorcido. Falso, porque não há qualquer prova de que Dilma tenha tomado parte de ações "terroristas". Distorcido, porque é fato que Dilma fez parte de grupos de resistência à ditadura militar, do que deve se orgulhar, e que este grupo praticou ações armadas, o que pode (ou não) ser condenável.

Como bem lembra Jorge Furtado, "José Serra também fez parte de um grupo de resistência à ditadura, a AP (Ação Popular), que também praticou ações armadas, das quais Serra não tomou parte. Muitos jovens que participaram de grupos de resistência à ditadura hoje participam da vida democrática como candidatos. Alguns, como Fernando Gabeira, participaram ativamente de seqüestros, assaltos a banco e ações armadas. A luta daqueles jovens, mesmo que por meios discutíveis, ajudou a restabelecer a democracia no país e deveria ser motivo de orgulho, não de vergonha." A conquista da liberdade, tão sonhada e sólida (como o é em nossos dias de Constituição de 1988), devemos, especialmente, a estas pessoas.

Tenho inúmeras razões para votar em Dilma (o meu texto ficaria muito longo se eu elencasse, aqui, todas estas razões) e mais motivos ainda para que o projeto de Lula seja, a cada dia, mais consolidado no país " cuja chance, acredito, estar na escolha de Dilma para a Presidência. Mas repito: cada pessoa é absolutamente livre para escolher. A escolha, com decência e sem atacar de modo infundado quem quer que seja é, sem dúvida, mais bonita.
Dilma, ao meu ver, é a candidata mais preparada para assumir o comando político-administrativo do país e já é possível antever o fato histórico de termos a primeira Presidenta da República!

Fico envergonhado, como cidadão de senso crítico e atento ao passado histórico do nosso país, quando recebo emails, scraps ou mensagens frágeis, de teor infundado, cujo objetivo é, tão somente, tentar desestabilizar a candidatura de Dilma Rousseff ou manchar a sua imagem.
Felizmente, Dilma (destemida, desde cedo) não tem se abatido por esta leva de barbáries. É como se suas forças, pelo contrário, estivessem todas renovadas para, em breve, governar o Brasil!




OBS.: O autor, abaixo identificado, autoriza, expressamente, a veiculação ou a publicação (na versão integral) deste seu texto. Encaminhe a mensagem, via email, a todos os seus contatos.



__________________________
Enézio de Deus Silva Júnior

Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM
Mestrando em Família na Sociedade Contemporânea, UCSAL
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental
Especialista em Direito Público
Advogado - 0AB-BA 20.914


Foto: Enézio de Deus (dir) e Valdeck Almeida


  Mais notícias da seção Diversos no caderno Espaço do Escritor
23/09/2011 - Diversos - O borracheiro dos livros
Onde já se viu misturar livros com pneus?! E com graxa, ainda por cima?!? Isso vai dar certo não... Escolado na vida, Seu Joaquim, do alto dos seus 40 anos na profissão, deu o veredicto: não havia a menor chance de aquilo dar certo. Era como água e vinho... Seu Joaquim borracheiro só não contava com a teimosia do filho, cabeça dura como o pai. Cora...
04/10/2010 - Diversos - Vão das Letras traz novidades para os leitores
Recitais aberto ao público e troca de livros são algumas das inovações da Feira de Livros que acontece no Domingo do TCA O Vão Livre do Teatro Castro Alves receberá no dia 17 de outubro (domingo), das 12h às 18h, a Feira de Livros Vão das Letras, um projeto do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Fundação Pedro Calmon/Secult, em parceria com a...
01/10/2010 - Diversos - Biblioteca Anísio Teixeira promove palestra com o escritor Roberto Leal
Escritores, poetas, professores, estudantes e o público interessando em conhecer o ofício do escritor, suas principais dificuldades e as maneiras de superá-las, terão a oportunidade de vislumbrar estas questões na próxima sexta-feira, dia 8 de outubro, às 14h30, na Biblioteca Anísio Teixeira (Ladeira de São Bento), durante um bate papo com o poeta,...
30/09/2010 - Diversos - A importância da arte para o ser humano
A Cultura é uma das coisas mais importantes para o desenvolvimento do ser humano. É através dela que nós nos identificamos como sociedade e como seres capazes de criar e recriar seus próprios valores....
21/09/2010 - Diversos - II Prêmio Nacional de contosde Guarujá - 2010
Regulamento1 " Dos objetivosA AGE " Associação Guarujaense de Escritores ", com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Guarujá, institui o II Prêmio Nacional de Contos de Guarujá.O prêmio tem por objetivo laurear escritores de contos inéditos, residentes em todo o território nacional....
21/09/2010 - Diversos - Sou só descontentamento e desassossego, com esta baleia franca agonizante e entalada dentro de mim:
Lélia Almeida.[1] Si miramos la realidad, las mujeres son más sólidas, más objetivas, más sensatas. Para nosotros, son opacas: las miramos, pero no logramos ir adentro. Estamos tan empapados de una visión masculina que no entendemos. En contrapartida, para las mujeres, nosotros somos transparentes. Lo que me preocupa es que cuando la mujer llega a...
16/09/2010 - Diversos - Eleição na Academia de Letras de Jequié
Embora a escolha de Adilson Gomes como o novo presidente da Academia de Letras de Jequié (ALJ), - tendo Jorge Barros como o seu vice - tenha sido por aclamação, a eleição dos cinco novos acadêmicos titulares foi decidida após uma acirrada disputa, sendo que no último dia 15 de setembro aconteceu a contagem dos votos para a eleição dos novos membros...
15/09/2010 - Diversos - O sequestro de Waly Salomão
Em 1988 o PMDB ainda discutia o seu candidato á sucessão de Mário Kertész. Na ocasião se verifica o "racha" entre os chamados históricos e o grupo que reunia Mário Kertész e o empresário espanhol naturalizado brasileiro Pedro Irujo. Estes apresentaram inicialmente a candidatura de Gilberto Gil a prefeito, que não seria aceita pelo governador Waldir...
14/09/2010 - Diversos - Alternativas para ensino da literatura em debate na UFPE
Nos próximos dias 14,15 e 16, acontece o Seminário Novos Paradigmas do Ensino de Literatura no Ensino Médio. O evento é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Letras e o Programa de Pós-Graduação em Educação, com o apoio da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universi...
14/09/2010 - Diversos - Margareth Menezes e Jackson Costa prestigiaram o I Encontro de Escritores Baianos Independentes
O I Encontro de Escritores Baianos Independentes (I ENEBI), realizado entre os dias 10 e 11 de setembro, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, foi abrilhantado com as presenças da cantora Margareth Menezes e do ator e apresentador do programa Aprovado da Rede Bahia, Jackson Costa. Os artistas estiveram no Quadrilátero da Biblioteca no último di...
12/09/2010 - Diversos - Joilson Pinheiro, o poeta baiano que vive na Rocinha, no Rio de Janeiro
Joilson Pinheiro nasceu no Recôncavo da Bahia nos anos sessenta. Em 1981 mudou-se para Salvador e, em 1999, migrou para o Rio de Janeiro. Mora na Favela da Rocinha onde vive aprontando; realiza eventos literários, apresenta um programa de rádio dedicado à poesia e desenvolve uma oficina literária para crianças e adolescentes....
05/09/2010 - Diversos - I Fórum de Artes, Mercado e Tecnologia: encontro para desenvolvimento da cultura em rede
Iniciativa busca contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva das artes na Bahia através da potencialização de redes colaborativasDe 9 a 11 de setembro (quinta a sábado), Salvador vai reunir nomes de referência nacional e internacional em articulação de redes de cultura no I Fórum de Artes, Mercado e Tecnologia " FAMT. Desenvolvido a partir...
04/09/2010 - Diversos - Caravana da Leitura passará por cinco cidades do Rio de Janeiro
O projeto é realizado em praça pública e disponibiliza ao público livros por um preço simbólico.O projeto "Caravana da Leitura" criado pelo escritor Laé de Souza, depois de percorrer mais de 100 cidades brasileiras chega a diversas cidades do interior do Rio de Janeiro. Aplicado desde 2004, em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura do...
02/09/2010 - Diversos - Estreia o Sarau da Biblioteca São Paulo
O alicerce da moderna Biblioteca de São Paulo sepulta milhares de histórias. Reais! Inglória face na arte de reeducar e reintegrar. No Complexo Carandiru, muito mais que 111 agonias circularam entre muros e barras de ferro, diuturnamente, durante mais de seis décadas. Reduzida a pó, restaram amargas lembranças. Não poucas. Em seu lugar, ergueu-se a...
30/08/2010 - Diversos - Presenciando a implosão da Fonte Nova
Ontem à noite me resolvi, iria assistir a implosão do Estádio da Fonte Nova. Fiquei em dúvida vários dias por me assaltarem sentimentos de tristeza. Afinal, foi alí que me iniciei esportivamente, quando meu pai me levava para entrar em campo com o time do Vitória, e onde comecei a partir de 1961(Bahia 1 X 1 Santos) a assistir os grande jogos(e depo...
27/08/2010 - Diversos - Biblioteca realiza o 5º Encontro de Artistas em Itaparica
Os profissionais das artes terão um encontro marcado neste sábado, dia 28 de agosto, às 19h, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, em Itaparica para expor suas obras no 5° Encontro de Artistas, que pretende reunir artistas plásticos, artesãos, cantores, escritores, dançarinos, cineastas, ceramistas, músicos, poetas, entre outros. No encontro acon...
26/08/2010 - Diversos - Novo post: Projetos literários do DF na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Em agosto (12 a 22) aconteceu a 21ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo, promovida pela Câmara Brasileira do Livro, onde o Plano Nacional do Livro e Leitura " PNLL/MinC abriu um espaço para divulgar as ações publicadas no Mapa de Ações do PNLL com material impresso e auditório para uma programação disponível para as ações do Mapa do PNLL,...
26/08/2010 - Diversos - Projetos literários do DF na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Em agosto (12 a 22) aconteceu a 21ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo, promovida pela Câmara Brasileira do Livro, onde o Plano Nacional do Livro e Leitura " PNLL/MinC abriu um espaço para divulgar as ações publicadas no Mapa de Ações do PNLL com material impresso e auditório para uma programação disponível para as ações do Mapa do PNLL,...
26/08/2010 - Diversos - Projetos literários do DF na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Em agosto (12 a 22) aconteceu a 21ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo, promovida pela Câmara Brasileira do Livro, onde o Plano Nacional do Livro e Leitura " PNLL/MinC abriu um espaço para divulgar as ações publicadas no Mapa de Ações do PNLL com material impresso e auditório para uma programação disponível para as ações do Mapa do PNLL,...
26/08/2010 - Diversos - Poesia e música nos Domingos Culturais
O grupo de poesia Isto e Aquilo e o grupo cênico musical Os Multipétalos movimentam a Biblioteca Pública neste final de semana A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), em mais um domingo cultural, promoverá as apresentações do grupo de poesia "Isto e Aquilo" e do grupo cênico musical "Os Multipétalos", neste domingo, dia 29 de a...
24/08/2010 - Diversos - CANTORA BAIANA GILMELÂNDIA INTERPRETARÁ MARIA NA PAIXÃO DE CRISTO DE LAURO DE FREITAS
A estrela da música baiana Gilmelândia interpretará a Mãe de Jesus, Maria no maior espetáculo de teatro ao ar livre da Bahia, a "Paixão de Cristo", que será realizado de 15 a 17 de abril de 2011, na grande arena montada na Praça da Matriz de Lauro de Freitas pelo 13º ano consecutivo. ...
24/08/2010 - Diversos - Prêmio Valdeck Almeida de Jesus de Poesia " V Edição 2009 e Antologia do amor (organização Valdeck Almeida de Jesus)
Fui a Bienal do Livro em São Paulo, pela primeira vez na condição de autor e não paguei ingresso, o crachá oferecido pela Editora Scortecci permitia livre acesso aos partícipes da Antologia Dellicatta, da qual participei com três poemas da minha fase noire, (Nos umbrais da quimera, Coruja, Giselle em Copacabana), que estou começando a esquecer em p...
24/08/2010 - Diversos - TEATRO - OFICINA NO CENTRO CULTURAL ENSAIO
Márcio Liolly convida para oficina de teatro em Salvador-BA....
23/08/2010 - Diversos - PRESIDENTE DA ALACA ABORDARÁ EM EVENTO INSTITUCIONAL A TEMÁTICA DIVERSIDADE
DIVERSIDADE: por uma cultura em Educação em/para Direitos Humanos...
18/08/2010 - Diversos - Darlan Tupinambá (Dimythryus) faz contracapa de livro de Valdeck Almeida de Jesus
O livro "Amor e Paixão", do escritor baiano Valdeck Almeida de Jesus, está no prelo, pela Madio Editorial. Composto de poemas falando dos amores e das paixões, a obra promete sucesso no mercado editorial....
17/08/2010 - Diversos - ROTEIRO DA POESIA
2ª quinzena de agosto de 2010 Rio de Janeiro - Capital da Poesia SESSÕES LITERÁRIAS - SOBRAMES/RJ - última terça-feira do mês, das 18:30 às 20:30h, no auditório do subsolo do CREMERJ, Praia de Botafogo, 228. Coordenação de Juçara Valverde - Pres.(apperjiana). Informações pelo e-mail: jucarvalverde@gmail.com ou janeflora@gmail.com...
16/08/2010 - Diversos - Por que a Geração Y vai mal no ENEM?
Para todo lugar que se olha, há um inveterado leitor adulto condenando nossa juventude perdida por conta do resultado do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, que serve, digamos assim, para medir as habilidades de nossos não-leitores em relação à língua portuguesa....
16/08/2010 - Diversos - Projetos literários do DF na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Em agosto (12 a 22) acontece a 21ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo, promovida pela Câmara Brasileira do Livro, onde o Plano Nacional do Livro e Leitura " PNLL/MinC abriu um espaço para divulgar as ações publicadas no Mapa de Ações do PNLL com material impresso e auditório para uma programação disponível para as ações do Mapa do PNLL, ...
16/08/2010 - Diversos - Atração literária na Bahia
Bienal do Livro termina neste domingo e vale a pena conferirQuem estiver viajando para Salvador - e também quem mora na cidade, mas ainda não teve condições de prestigiar -, um ótimo programa é visitar a 9ª Bienal do Livro da Bahia, que se realiza até o próximo domingo, dia 26, no Centro de Convenções....
16/08/2010 - Diversos - Resultado oficial do 1º Concurso Literário Nacional Buriti Cronicontos
MAIS INFORMAÇÕES NO BLOG OFICIAL DO CONCURSOhttp://concursoburiticronicontos.blogspot.com/ CADASTRE-SE COMO SEGUIDOR PARA SEGUIR INFORMADOABRAÇO AMIGO DE RITA VELOSA ...



Capa |  Atualidades  |  Espaço do Escritor  |  LGBT na Imprensa  |  Manchete
Busca em

  
481 Notícias