| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Valdeck Almeida de Jesus
Desde: 05/08/2010      Publicadas: 481      Atualização: 27/08/2013

Capa |  Atualidades  |  Espaço do Escritor  |  LGBT na Imprensa  |  Manchete


 Espaço do Escritor

  05/09/2010
  0 comentário(s)


I Fórum de Artes, Mercado e Tecnologia: encontro para desenvolvimento da cultura em rede

Iniciativa busca contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva das artes na Bahia através da potencialização de redes colaborativas

De 9 a 11 de setembro (quinta a sábado), Salvador vai reunir nomes de referência nacional e internacional em articulação de redes de cultura no I Fórum de Artes, Mercado e Tecnologia " FAMT. Desenvolvido a partir da bem-sucedida experiência de três edições do Fórum de Música, Mercado e Tecnologia " FMMT (2007/2008/2009), o FAMT agora agrega artes visuais, audiovisual, circo, dança, música e teatro, além de espaços culturais, para discutir artes, mercado e tecnologia na perspectiva de redes e de um sistema criativo transversal. O evento oferece programação gratuita, com três mesas temáticas e um Laboratório Criativo, e se realiza no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha (Praça Castro Alves " Centro).

O FAMT se baseia na compreensão de que os desafios para o amplo fortalecimento do setor cultural dependem do compartilhamento de soluções comuns e de novas tecnologias. As redes colaborativas têm se revelado de fundamental importância para o processo de construção de uma produção cultural contemporânea, diversa e acessível, através da articulação de profissionais e de seus projetos, resultando em uma nova dinâmica de experiências e gerando um aperfeiçoamento dos conteúdos e resultados.

As redes se propõem a conectar pessoas, informações, conhecimentos, interesses e esforços que, integrados, são capazes de conceituar e promover ações culturais de forma mais eficiente e profissionalizada. Assim, atuam na estruturação de uma cadeia produtiva que abarca melhores condições de trabalho, desenvolvimento e acessibilidade, permitindo a ampliação de oportunidades tanto para artistas e profissionais da cultura, quanto para interessados em ingressar nas diversas carreiras que o mercado cultural oferece e para o consumo público. O Fórum de Artes, Mercado e Tecnologia objetiva contribuir para a formação de uma consciência individual e compartilhada daqueles que poderão se reconhecer como agentes da cultura, independentemente das linguagens e ambientes em que atuam.

Promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), o FAMT se alinha às diretrizes políticas de democratização, participação e execução de ações estruturantes, que possam capacitar e dar subsídios para a sociedade civil produzir cultura com menos dependência de incentivos do Estado. Convidados que são representativos e experientes na articulação de redes, na mobilização de agentes culturais e na realização de ações que fortalecem, divulgam e estimulam a produção artística brasileira vão estar ao lado de um público formado por produtores, gestores culturais, artistas, comunicadores, técnicos, estudantes e pesquisadores. Desta maneira, o Fórum se compromete com o desafio de fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva das artes no estado da Bahia.


Mesas TemáticasAs mesas temáticas do I FAMT acontecem pela manhã, das 9 às 12 horas. Elas são gratuitas, abertas ao público e, para participar, não é necessária inscrição prévia.

No dia 9 de setembro, após a abertura oficial do evento com a presença deTarciana Portella (MinC Nordeste), o primeiro tema discutido será "Políticas Institucionais em Rede", pretendendo avaliar o potencial, a atuação e o papel de instituições, públicas e privadas, na estruturação de redes de cultura. Estarão presentes Eduardo Saron (Itaú Cultural), Eliane Costa (Petrobras) e Marcos Barreto (Vivo), representantes de instituições que têm uma política cultural estabelecida e projetos bem-sucedidos neste contexto.

No dia seguinte, chega a vez de "Redes " Tecnologia e Inovação", que objetiva tratar das soluções inovadoras encontradas por profissionais que fazem uso de tecnologia, informação, conhecimento e educação na aplicação de projetos culturais. Os integrantes da mesa serão Adriana Dias (ArtA2), DJ Branco (CMA Hip Hop), Eduardo Bonito (Festival Panorama de Dança) e Sérgio Amadeu (Universidade Federal do ABC " UFABC).

Por fim, no dia 11, a fala será sobre "Redes e Espaços Culturais", numa abordagem das possibilidades de uso de espaços para a articulação de jovens em formação, artistas, grupos, técnicos etc. A mesa será formada por Cristina Castro (Núcleo Viladança), Márcia Leite (SESC Nacional), Margareth Tamburu (Centros de Educação Unificados " CEUs SP) e Perfeito Fortuna (Fundição Progresso).


Laboratório CriativoO Laboratório Criativo se realiza de forma continuada, à tarde, das 14 horas às 18 horas, nos três dias do evento, totalizando uma carga horária de 12 horas. As inscrições públicas, gratuitas, ficaram abertas de 26 de julho a 15 de agosto, para ocupação de 90 vagas disponibilizadas. Os participantes (cujos nomes e devidas apresentações estão listados em documento disponível no site do Fórum "www.fundacaocultural.ba.gov.br/famt) foram selecionados através de análise curricular, no propósito de reunir agentes de cultura comprometidos com a proposta do Fórum.

O Laboratório Criativo estreou no FMMT de 2009, com objetivo de provocar a criação e a sistematização de redes produtivas. A metodologia utilizada, que será repetida este ano, procura identificar as principais soluções atuantes na economia criativa do país e possibilitar uma imersão conjunta entre os profissionais convidados e o público participante. Um resultado desta ação foi a estruturação da Rede Música Bahia, hoje composta por nove entidades do setor musical, tais como IMA, Aspiral do Reggae, Música, Inovação e Conectividade (MIC), Quina Cultural e Cooperarock. Agora, a pretensão é de que este novo Laboratório contribua para o estabelecimento, em médio prazo, de uma rede transversal composta por diferentes linguagens.
Os facilitadores do Laboratório Criativo do I FAMT serão Gabriel Cardoso (Lumo Coletivo), Luiz Fernando Sarmento (consultor em redes), Natacha Melo (Red Sudamericana de Danza) e Pablo Capilé (Fora do Eixo/ Espaço Cubo), profissionais que protagonizam importantes realizações na articulação de redes culturais.


Minicurrículos " Conheça mais sobre os convidados do I FAMT // MESA 1: Políticas Institucionais em Rede | 9/9 (quinta), 9 às 12 horasEduardo Saron " Diretor-superintendente do Itaú Cultural, membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura e representante da Federação Brasileira de Bancos " FEBRABAN.

Eliane Costa " Formada em física pela PUC-Rio, ingressou na Petrobras em 1975, na área de informática. Paralelamente ao seu trabalho na Petrobras, atuou como produtora cultural independente, tendo, entre outros, produzido os CDs-rom Circuito Mauá e Circuito Copacabana. Participou da fundação do bloco Escravos da Mauá. Atualmente, é gerente de Patrocínio da Petrobras.

Marcos Barreto " Gerente nacional de Desenvolvimento Cultural e de Sustentabilidade da Vivo, responsável pelas redes dos programas Vivo em todo o Brasil. Atuante em diversos campos do mercado cultural ao longo dos últimos 20 anos, é publicitário com especializações em marketing, em telecomunicações e administração cultural. Autor do livro "Do marketing ao desenvolvimento cultural " Relacionamento entre empresa e cultura: reflexões e experiências".
// MESA 2: Redes " Tecnologia e Inovação | 10/9 (sexta), 9 às 12 horasAdriana Dias " Administradora de empresas, é sócia-diretora da ArtA2 Consultoria, especializada em projetos de capacitação voltada para o mercado do entretenimento com foco em negócios. Tem como parceiros a Fundação Getúlio Vargas, PUC Rio de Janeiro, Instituto Belas Artes em São Paulo, Academia Internacional de Cinema, dentre outros. Também atua na área acadêmica, idealizou e coordena cursos de formação executiva em cultura em diversas instituições.

DJ Branco " Comunicador e mobilizador social, arte-educador e produtor cultural, é fundador e coordenador da CMA Hip Hop " Comunicação Militância e Atitude. Passando por várias rádios comunitárias, é atualmente apresentador do programa "Evolução Hip Hop", na rádio Educadora FM Bahia. É conselheiro e membro da coordenação executiva do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado da Bahia (CDCN), membro do Comitê de Acompanhamento do Programa Mais Cultura na Bahia e coordenador do curso Jovens em Mobilização " Formação de Agentes Socioculturais e Comunitários.

Eduardo Bonito " Curador e diretor artístico do Festival Panorama de Dança. Com formação em artes cênicas, relações públicas e performance, é produtor profissional desde 1990. Também dirige o Festival Dança em Foco. Ministra palestras e oficinas de formação nas áreas de curadoria, produção artística e desenvolvimento estratégico em artes performativas no Brasil e no exterior. Fundador e participante de várias redes nacionais e internacionais e consultor para instituições governamentais e fundações na América Latina e Europa.

Sérgio Amadeu " Graduado em ciências sociais, mestre e doutor em ciência política pela Universidade São Paulo (USP), consultor de comunicação e tecnologia. Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e foi membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa as relações entre comunicação e tecnologia, práticas colaborativas na internet e a teoria da propriedade dos bens imateriais. Autor dos livros: "Exclusão digital: a miséria na era da informação" e "Software livre: a luta pela liberdade do conhecimento".
// MESA 3: Redes e Espaços Culturais | 11/9 (sábado), 9 às 12 horasCristina Castro " Diretora, coreógrafa e professora de dança contemporânea, é membro do Conselho Internacional da Dança (CID/UNESCO) e do colegiado de programação e gestão do Teatro Vila Velha. Fundou e responde pela direção geral do Núcleo Viladança, onde desenvolve há 13 anos projetos de criação, formação e difusão da dança. É diretora e curadora do VIVADANÇA Festival Internacional e fundadora e coreógrafa da Cia. Viladança, grupo residente do Teatro Vila Velha, entre outros projetos. Também participou de diversos seminários e programas de intercâmbio internacionais.

Marcia Leite " Gerente de Cultura do Departamento Nacional do SESC. É formada em arquitetura e em arte-educação e psicopedagogia, mestre em educação e professora universitária, ex-diretora de Tecnologia Educacional da TV Educativa, Rede Brasil, e ex-coordenadora do projeto Salto para o Futuro, TV Escola.

Margareth Tamburu " Coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino e assessora especial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, é responsável pelos 45 Centros Educacionais Unificados " CEUs SP e pelos projetos especiais, que englobam as atividades do contra-turno escolar. Tem pós-graduação em história, sociedade e cultura.
Perfeito Fortuna " 'Animador cultural', produtor, ator, ex-integrante do lendário grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone, criou o Circo Voador, ícone cultural de uma geração. Foi eleito, em 1999, presidente da ONG Fundição Progresso, que recuperou e onde reuniu uma série de grupos com propostas artísticas diversas. Hoje, a Fundição se firma como polo cultural e uma das principais casas de show do país.
// Laboratório Criativo | 9 a 11/9 (quinta a sábado), 14 às 18 horasGabriel Cardoso " Graduado em relações internacionais, comunicação social com habilitação em Rádio e TV e produção fonográfica, é músico e produtor cultural. Sua experiência em produção executiva e planejamento inclui o Festival Calango,Quintal do Lumo, Festival Grito Rock Porto de Galinhas, Noites Abrafin/ Fora do Eixo, Semana Limbo e Festival Grito Pernambuco. É também membro-fundador e coordenador de planejamento do Lumo Coletivo, criado em 2008, em Recife, como primeiro Ponto de Referência Regional Nordeste representante do Circuito Fora do Eixo. O Lumo forma uma rede de conexão entre cidades nordestinas, além de executar ações locais.

Luiz Fernando Sarmento " Formado em ciências econômicas, é articulador e pesquisador de redes sociais, de informação e comunitárias. Já atuou em áreas administrativas, operacionais, de criação, audiovisuais, dentre outras. Atualmente, trabalha no Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (SESC Rio) como executivo técnico, formulando e realizando projetos, articulando encontros, integrando recursos, formando redes.

Natacha Melo " Intérprete de dança contemporânea, trabalha com companhias do Uruguai e da Europa. No ano 2000, inaugurou a Red Sudamericana de Danza, que tem desenvolvido estratégias, programas e grupos de trabalho para o fortalecimento da dança na região. É cogestora da rede social www.movimiento.org, coprodutora de oito encontros sul-americanos de dança e articuladora de atividades e projetos no continente. No Uruguai, foi curadora do Festival Internacional de Artes Escénicas e membro do Ministério de Educação e Cultura. É ainda integrante da Comisión de Danza Contemporánea del Gobierno e da Asociación de Danza del Uruguay.

Pablo Capilé " Fundador e vice-presidente da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), coordenador de planejamento do Circuito Fora do Eixo, cofundador das Casas Associadas e fellow da Ashoka " Empreendedores Sociais Mundiais. Produtor cultural, idealizador e cofundador do Espaço Cubo, que concebe tecnologias de gestão sociocultural. O Espaço Cubo também é o instituto cofundador do Circuito Fora do Eixo, rede que congrega mais de 20 estados brasileiros. Através desta rede, é realizado o Grito Rock América do Sul " festival idealizado por Capilé. Trata-se do maior festival integrado da América Latina, que acontece em 80 cidades.

ServiçoI
Fórum de Artes, Mercado e Tecnologia
Quando: 9 a 11 de setembro de 2010 (quinta a sábado)
Palestras: 9 às 12 horas (não é necessária inscrição prévia)
Laboratório Criativo: 14 às 18 horas (inscrições encerradas " lista dos 90 participantes selecionados disponível no site do evento)
Onde: Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha (Praça Castro Alves " Centro)
Quanto: Grátis

Mais informações:
71 3116-6849/ 3116-6631
famt.funceb@gmail.com
www.fundacaocultural.ba.gov.br/famt


  Mais notícias da seção Diversos no caderno Espaço do Escritor
23/09/2011 - Diversos - O borracheiro dos livros
Onde já se viu misturar livros com pneus?! E com graxa, ainda por cima?!? Isso vai dar certo não... Escolado na vida, Seu Joaquim, do alto dos seus 40 anos na profissão, deu o veredicto: não havia a menor chance de aquilo dar certo. Era como água e vinho... Seu Joaquim borracheiro só não contava com a teimosia do filho, cabeça dura como o pai. Cora...
04/10/2010 - Diversos - Vão das Letras traz novidades para os leitores
Recitais aberto ao público e troca de livros são algumas das inovações da Feira de Livros que acontece no Domingo do TCA O Vão Livre do Teatro Castro Alves receberá no dia 17 de outubro (domingo), das 12h às 18h, a Feira de Livros Vão das Letras, um projeto do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Fundação Pedro Calmon/Secult, em parceria com a...
01/10/2010 - Diversos - Biblioteca Anísio Teixeira promove palestra com o escritor Roberto Leal
Escritores, poetas, professores, estudantes e o público interessando em conhecer o ofício do escritor, suas principais dificuldades e as maneiras de superá-las, terão a oportunidade de vislumbrar estas questões na próxima sexta-feira, dia 8 de outubro, às 14h30, na Biblioteca Anísio Teixeira (Ladeira de São Bento), durante um bate papo com o poeta,...
30/09/2010 - Diversos - A importância da arte para o ser humano
A Cultura é uma das coisas mais importantes para o desenvolvimento do ser humano. É através dela que nós nos identificamos como sociedade e como seres capazes de criar e recriar seus próprios valores....
29/09/2010 - Diversos - Dilma Roussef - não há o que temer
Dilma: a(o) Anti-Cristo?Há muito, não se via e nem se ouvia tanto absurdo, a respeito de um candidato à Presidência, como está sendo propagado e forjado nestas eleições, levianamente, contra Dilma Rousseff....
21/09/2010 - Diversos - II Prêmio Nacional de contosde Guarujá - 2010
Regulamento1 " Dos objetivosA AGE " Associação Guarujaense de Escritores ", com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Guarujá, institui o II Prêmio Nacional de Contos de Guarujá.O prêmio tem por objetivo laurear escritores de contos inéditos, residentes em todo o território nacional....
21/09/2010 - Diversos - Sou só descontentamento e desassossego, com esta baleia franca agonizante e entalada dentro de mim:
Lélia Almeida.[1] Si miramos la realidad, las mujeres son más sólidas, más objetivas, más sensatas. Para nosotros, son opacas: las miramos, pero no logramos ir adentro. Estamos tan empapados de una visión masculina que no entendemos. En contrapartida, para las mujeres, nosotros somos transparentes. Lo que me preocupa es que cuando la mujer llega a...
16/09/2010 - Diversos - Eleição na Academia de Letras de Jequié
Embora a escolha de Adilson Gomes como o novo presidente da Academia de Letras de Jequié (ALJ), - tendo Jorge Barros como o seu vice - tenha sido por aclamação, a eleição dos cinco novos acadêmicos titulares foi decidida após uma acirrada disputa, sendo que no último dia 15 de setembro aconteceu a contagem dos votos para a eleição dos novos membros...
15/09/2010 - Diversos - O sequestro de Waly Salomão
Em 1988 o PMDB ainda discutia o seu candidato á sucessão de Mário Kertész. Na ocasião se verifica o "racha" entre os chamados históricos e o grupo que reunia Mário Kertész e o empresário espanhol naturalizado brasileiro Pedro Irujo. Estes apresentaram inicialmente a candidatura de Gilberto Gil a prefeito, que não seria aceita pelo governador Waldir...
14/09/2010 - Diversos - Alternativas para ensino da literatura em debate na UFPE
Nos próximos dias 14,15 e 16, acontece o Seminário Novos Paradigmas do Ensino de Literatura no Ensino Médio. O evento é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Letras e o Programa de Pós-Graduação em Educação, com o apoio da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universi...
14/09/2010 - Diversos - Margareth Menezes e Jackson Costa prestigiaram o I Encontro de Escritores Baianos Independentes
O I Encontro de Escritores Baianos Independentes (I ENEBI), realizado entre os dias 10 e 11 de setembro, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, foi abrilhantado com as presenças da cantora Margareth Menezes e do ator e apresentador do programa Aprovado da Rede Bahia, Jackson Costa. Os artistas estiveram no Quadrilátero da Biblioteca no último di...
12/09/2010 - Diversos - Joilson Pinheiro, o poeta baiano que vive na Rocinha, no Rio de Janeiro
Joilson Pinheiro nasceu no Recôncavo da Bahia nos anos sessenta. Em 1981 mudou-se para Salvador e, em 1999, migrou para o Rio de Janeiro. Mora na Favela da Rocinha onde vive aprontando; realiza eventos literários, apresenta um programa de rádio dedicado à poesia e desenvolve uma oficina literária para crianças e adolescentes....
04/09/2010 - Diversos - Caravana da Leitura passará por cinco cidades do Rio de Janeiro
O projeto é realizado em praça pública e disponibiliza ao público livros por um preço simbólico.O projeto "Caravana da Leitura" criado pelo escritor Laé de Souza, depois de percorrer mais de 100 cidades brasileiras chega a diversas cidades do interior do Rio de Janeiro. Aplicado desde 2004, em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura do...
02/09/2010 - Diversos - Estreia o Sarau da Biblioteca São Paulo
O alicerce da moderna Biblioteca de São Paulo sepulta milhares de histórias. Reais! Inglória face na arte de reeducar e reintegrar. No Complexo Carandiru, muito mais que 111 agonias circularam entre muros e barras de ferro, diuturnamente, durante mais de seis décadas. Reduzida a pó, restaram amargas lembranças. Não poucas. Em seu lugar, ergueu-se a...
30/08/2010 - Diversos - Presenciando a implosão da Fonte Nova
Ontem à noite me resolvi, iria assistir a implosão do Estádio da Fonte Nova. Fiquei em dúvida vários dias por me assaltarem sentimentos de tristeza. Afinal, foi alí que me iniciei esportivamente, quando meu pai me levava para entrar em campo com o time do Vitória, e onde comecei a partir de 1961(Bahia 1 X 1 Santos) a assistir os grande jogos(e depo...
27/08/2010 - Diversos - Biblioteca realiza o 5º Encontro de Artistas em Itaparica
Os profissionais das artes terão um encontro marcado neste sábado, dia 28 de agosto, às 19h, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, em Itaparica para expor suas obras no 5° Encontro de Artistas, que pretende reunir artistas plásticos, artesãos, cantores, escritores, dançarinos, cineastas, ceramistas, músicos, poetas, entre outros. No encontro acon...
26/08/2010 - Diversos - Novo post: Projetos literários do DF na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Em agosto (12 a 22) aconteceu a 21ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo, promovida pela Câmara Brasileira do Livro, onde o Plano Nacional do Livro e Leitura " PNLL/MinC abriu um espaço para divulgar as ações publicadas no Mapa de Ações do PNLL com material impresso e auditório para uma programação disponível para as ações do Mapa do PNLL,...
26/08/2010 - Diversos - Projetos literários do DF na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Em agosto (12 a 22) aconteceu a 21ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo, promovida pela Câmara Brasileira do Livro, onde o Plano Nacional do Livro e Leitura " PNLL/MinC abriu um espaço para divulgar as ações publicadas no Mapa de Ações do PNLL com material impresso e auditório para uma programação disponível para as ações do Mapa do PNLL,...
26/08/2010 - Diversos - Projetos literários do DF na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Em agosto (12 a 22) aconteceu a 21ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo, promovida pela Câmara Brasileira do Livro, onde o Plano Nacional do Livro e Leitura " PNLL/MinC abriu um espaço para divulgar as ações publicadas no Mapa de Ações do PNLL com material impresso e auditório para uma programação disponível para as ações do Mapa do PNLL,...
26/08/2010 - Diversos - Poesia e música nos Domingos Culturais
O grupo de poesia Isto e Aquilo e o grupo cênico musical Os Multipétalos movimentam a Biblioteca Pública neste final de semana A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), em mais um domingo cultural, promoverá as apresentações do grupo de poesia "Isto e Aquilo" e do grupo cênico musical "Os Multipétalos", neste domingo, dia 29 de a...
24/08/2010 - Diversos - CANTORA BAIANA GILMELÂNDIA INTERPRETARÁ MARIA NA PAIXÃO DE CRISTO DE LAURO DE FREITAS
A estrela da música baiana Gilmelândia interpretará a Mãe de Jesus, Maria no maior espetáculo de teatro ao ar livre da Bahia, a "Paixão de Cristo", que será realizado de 15 a 17 de abril de 2011, na grande arena montada na Praça da Matriz de Lauro de Freitas pelo 13º ano consecutivo. ...
24/08/2010 - Diversos - Prêmio Valdeck Almeida de Jesus de Poesia " V Edição 2009 e Antologia do amor (organização Valdeck Almeida de Jesus)
Fui a Bienal do Livro em São Paulo, pela primeira vez na condição de autor e não paguei ingresso, o crachá oferecido pela Editora Scortecci permitia livre acesso aos partícipes da Antologia Dellicatta, da qual participei com três poemas da minha fase noire, (Nos umbrais da quimera, Coruja, Giselle em Copacabana), que estou começando a esquecer em p...
24/08/2010 - Diversos - TEATRO - OFICINA NO CENTRO CULTURAL ENSAIO
Márcio Liolly convida para oficina de teatro em Salvador-BA....
23/08/2010 - Diversos - PRESIDENTE DA ALACA ABORDARÁ EM EVENTO INSTITUCIONAL A TEMÁTICA DIVERSIDADE
DIVERSIDADE: por uma cultura em Educação em/para Direitos Humanos...
18/08/2010 - Diversos - Darlan Tupinambá (Dimythryus) faz contracapa de livro de Valdeck Almeida de Jesus
O livro "Amor e Paixão", do escritor baiano Valdeck Almeida de Jesus, está no prelo, pela Madio Editorial. Composto de poemas falando dos amores e das paixões, a obra promete sucesso no mercado editorial....
17/08/2010 - Diversos - ROTEIRO DA POESIA
2ª quinzena de agosto de 2010 Rio de Janeiro - Capital da Poesia SESSÕES LITERÁRIAS - SOBRAMES/RJ - última terça-feira do mês, das 18:30 às 20:30h, no auditório do subsolo do CREMERJ, Praia de Botafogo, 228. Coordenação de Juçara Valverde - Pres.(apperjiana). Informações pelo e-mail: jucarvalverde@gmail.com ou janeflora@gmail.com...
16/08/2010 - Diversos - Por que a Geração Y vai mal no ENEM?
Para todo lugar que se olha, há um inveterado leitor adulto condenando nossa juventude perdida por conta do resultado do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, que serve, digamos assim, para medir as habilidades de nossos não-leitores em relação à língua portuguesa....
16/08/2010 - Diversos - Projetos literários do DF na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Em agosto (12 a 22) acontece a 21ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo, promovida pela Câmara Brasileira do Livro, onde o Plano Nacional do Livro e Leitura " PNLL/MinC abriu um espaço para divulgar as ações publicadas no Mapa de Ações do PNLL com material impresso e auditório para uma programação disponível para as ações do Mapa do PNLL, ...
16/08/2010 - Diversos - Atração literária na Bahia
Bienal do Livro termina neste domingo e vale a pena conferirQuem estiver viajando para Salvador - e também quem mora na cidade, mas ainda não teve condições de prestigiar -, um ótimo programa é visitar a 9ª Bienal do Livro da Bahia, que se realiza até o próximo domingo, dia 26, no Centro de Convenções....
16/08/2010 - Diversos - Resultado oficial do 1º Concurso Literário Nacional Buriti Cronicontos
MAIS INFORMAÇÕES NO BLOG OFICIAL DO CONCURSOhttp://concursoburiticronicontos.blogspot.com/ CADASTRE-SE COMO SEGUIDOR PARA SEGUIR INFORMADOABRAÇO AMIGO DE RITA VELOSA ...



Capa |  Atualidades  |  Espaço do Escritor  |  LGBT na Imprensa  |  Manchete
Busca em

  
481 Notícias