| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Valdeck Almeida de Jesus
Desde: 05/08/2010      Publicadas: 481      Atualização: 27/08/2013

Capa |  Atualidades  |  Espaço do Escritor  |  LGBT na Imprensa  |  Manchete


 Espaço do Escritor
  16/08/2010
  0 comentário(s)


Por que a Geração Y vai mal no ENEM?
Para todo lugar que se olha, há um inveterado leitor adulto condenando nossa juventude perdida por conta do resultado do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, que serve, digamos assim, para medir as habilidades de nossos não-leitores em relação à língua portuguesa.
A "mídia", esteja ela onde estiver (digo, no papel, na internet, no rádio), parece reagir à mesma pauta. Todos urubuzando o sucesso do desastre, como diria Renato Russo, em uma de suas músicas menos comentadas. Ordens são ordens, afinal. Diga aí, para a sociedade, que nossos jovens não leem nada e foram supermal na prova de português que o governo brasileiro aplicou.

Raramente se vê algum jornal ou coisa assim explicar, direitinho, como o ENEM é feito, para que ele serve, quem o patrocina, essas coisas que, afinal, interessam menos do que os gráficos dos resultados brutos. É chato ficar lendo explicações. Muito mais legal ler só a caixinha de texto da matéria. Já inspira bastante conversa de boteco, né não?

Sim, é verdade, o jovem brasileiro tem dificuldades para ler. Ah, só para lembrar de associar estes últimos dados a outros, os pais dos mesmos garotos têm as mesmas dificuldades. Dorme com essa.

O escopo do ENEM são os jovens concluintes do Ensino Médio. Na média, uma turma aí pelos 17 anos (se estiverem regulares na escola brasileira), com uns 11 anos de escolaridade (o tal Ensino Básico, que é Fundamental + Médio) e, atualmente, habituês desta tal Sociedade da Informação e do Conhecimento. Uma parte dessa turma teve acesso ao computador e à Web já na barriga de mamãe. Mas parece não ter tido acesso a outras coisinhas. Vamos lá: informação não garante conhecimento; acesso não garante habilidade.

O mesmo governo que mede as habilidades de leitura da turma é este (seja ele qual for, não me refiro ao governo Lula ou a qualquer outro especificamente, ok?) que desmontou a escola básica. E não apenas a pública, que levou a fama toda (você não se lembra, mas a escola pública já foi de dar orgulho à família inteira " e elas ainda existem, em algumas ilhas). Desmontou também a escola privada, que não passa, na maioria das vezes, de uma empresa vendendo serviços, como qualquer outra. Educação, na boca de certos empresários, é palavrão. Para quê isso?

O ENEM é uma prova feita com base em matrizes de habilidades. O modelo de avaliação desse exame é importado. O Brasil é um dos países que mais recentemente aderiu a esse tipo de avaliação ou controle massivo dos níveis de desenvolvimento da população. O Banco Mundial está sempre envolvido nessas histórias, claro, mas o ENEM, assim como muitas outras avaliações, tem um lado muito positivo. Ao menos, hoje, a gente pode saber em que ponto da escala estamos, não é mesmo?

Habilidades são relacionadas a desenvolvimento cognitivo. Os exames do ENEM avaliam como os estudantes (em massa) se desenvolveram em português e em matemática. No português, aborda-se a leitura, em níveis de habilidades que vão ficando cada vez mais complexos. Ou... deveriam ficar. O que se nota, nos resultados da avaliação, é que os estudantes brasileiros desenvolvem apenas habilidades mais básicas para a leitura e não alcançam aquelas que dependem de um jogo mais complexo. Localizar uma informação explícita em um texto, por exemplo, é uma habilidade basicona. Nossos estudantes vão muito bem nela. Parabéns para nós, que ensinamos todo mundo a achar direitinho e rapidinho uma data, um nome de personagem, a cor do cavalo branco de Napoleão, mas quando a coisa fica mais difícil, fazer inferências, por exemplo, os nossos dados ficam no vermelho.

Lembra quando você estava no segundo grau? Era assim que se chamava, não era? Lembra daquelas questões dadas pelo professor que dependiam apenas de uma olhadela diagonal no texto para que se encontrasse a resposta? Pois é. Lembra daquelas questões tipo: "João foi com Maria ao cinema". "Quem foi ao cinema?" "João e Maria". Lembra disso? Pois é. Essas são as questões que complicam a turma que presta o ENEM. Ou melhor, pensando bem, é graças a essas questões da vida toda que nossos alunos não afundam mais.

Não há qualquer problema em saber localizar informações. Isso precisa ficar claro, claríssimo. É absolutamente necessário saber fazer isso. O problema é só saber operar assim, a vida toda, mesmo quando se está partindo para a vida adulta, universitária, profissional ou não. Lembra quando você perguntava ao professor se teria de ler "aquilo tudo" para encontrar a resposta? E lembra desta? "Professor, mas essa resposta não está no texto!". Pois é.

Mas não adianta pôr a culpa na garotada. Afinal, eles são a "Geração Y" ou os "Homo zappiens", como dizem os gringos por aí. Essa turma são os sensacionais multitarefa, que foram salvos pelo computador e pelo iPad. O ENEM é que precisa mudar, não é mesmo? Precisamos achar um jeito de capturar a coisa certa. O exame não cabe nesta geração. Meu jovem, o ENEM não te merece.

Bom, a questão é séria. Não me leve a mal, leitor (aliás, perceber ironia é uma habilidade complexa). O ENEM talvez não seja o melhor exame do mundo, e o leitor também não. Mas vamos atrás desse hipertexto: o livro didático em que o garoto estudou também não é, o professor que ele teve não foi dos mais bem-formados do país, a escola estava preocupada em colocar outdoors nas calçadas, os pais acham que comprar livros e ter acesso a bons produtos culturais é bobagem. Enfim... correlações importantes, elementos que colaborariam bastante para que o jovem fosse um leitor melhor. Refiro-me não apenas a ler Machado de Assis, mas a ler jornais, revistas, bilhetes.

Os resultados do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional apontam para o mesmo lado. O bacana de tudo é que o INAF vale para a população, e não apenas para os jovens estudantes. Garoto e garota, se precisar de contra-argumentos, mostre isso aos seus pais.

É claro que há bons leitores no país. Nem tudo está perdido. Há, sim, uma parcela (que se aproxima dos 30% da população) que consegue inferir coisas em um texto, por exemplo. Há quem consiga entender um texto de mais de uma página. O problema é que essas pessoas são a minoria. E isso não é coisa de brasileiro, como gostam de dizer nossos amigos curiosamente travestidos de europeus ou de "o outro". Estamos todos neste barco. Uns pra lá, outros pra cá, mas é por isso que formar professores, avaliar bons livros, formar bons autores, ter boas editoras e boas escolas não é conversa fiada. É fundamental. (Ei, isto não é com o vizinho, é com você.)

Não é o ENEM que vai mudar as coisas. O que muda tudo é provocar alterações nesse sistema inteiro. Vejam que fácil! Ensinar a ler bem não depende de escola e nem de cibercultura, mas se o caminho for por aí, que seja. O desenvolvimento das pessoas sempre pôde acontecer, mesmo quando os norte-americanos não haviam inventado o computador.

Pesquisas bacanas mostram que, por exemplo, nossos livros didáticos mais bem-formulados, aqueles que são top na avaliação desse tipo de material (que vem sendo feita há bastante tempo pelo governo), evoluem pouco nas questões de leitura, ou seja, os usuários desses livros não são demandados a desenvolver habilidades de leitura mais altas. Quando o livro é muito bom, cheio de provocações interessantes, o professor não o adota na escola, exatamente sob a alegação de que o livro é difícil de usar. O editor, então, passa a solicitar aos bons autores que "peguem leve", para que o livro não fuja muito da média. Vejam que encrenca! Para melhorar a nota no ENEM há uma solução: fazer perguntas mais fáceis. Isso mudaria todas as estatísticas. Não é assim que certas pessoas gostam de resolver as coisas? (E certas políticas...)

Alto lá, mas não vamos sacrificar o professor (mais ainda). Ainda bem que nem todo mundo se seduz pelas promessas das profissões imperiais. Há, sem dúvida, excelentes professores por aí, formados em escolas de ponta. É certo que nem sempre eles trabalham em escolas que os mereçam, mas há quem consiga trabalhar muito bem. Mas professor bem formado é aquele cara que estuda, estuda, estuda. Não se pode ser professor para passar o tempo. E professor bacana investiu, quer ganhar bem (e merece, como qualquer outro profissional). Professor legal quer ser respeitado, ter vida digna e tirar férias com a família. Professor bem-formado quer ser respeitado pela escola, pelo aluno e pelo livro didático. Professor inteligente sabe como formular questões interessantes, pensa em projetos de ensino, formula aulas, tem horizonte. Eles existem, sim. E poderiam existir mais, se pudessem seguir suas carreiras com dignidade.

Enfim, caro leitor, o ciclo se fecha, mas se fecha mal. Vale a pena, no final das contas, oferecer ao seu filho(a) (ou ao seu pai/sua mãe) um ambiente cultural mais motivador, mais exigente, digamos assim. Não apenas pelo ENEM, que vai colocar você na universidade, mas pelo desenvolvimento do país, que não pode ser grande sem pessoas legais e capazes de uma boa comunicação, na língua nacional.


__._,_.___


  Mais notícias da seção Diversos no caderno Espaço do Escritor
23/09/2011 - Diversos - O borracheiro dos livros
Onde já se viu misturar livros com pneus?! E com graxa, ainda por cima?!? Isso vai dar certo não... Escolado na vida, Seu Joaquim, do alto dos seus 40 anos na profissão, deu o veredicto: não havia a menor chance de aquilo dar certo. Era como água e vinho... Seu Joaquim borracheiro só não contava com a teimosia do filho, cabeça dura como o pai. Cora...
04/10/2010 - Diversos - Vão das Letras traz novidades para os leitores
Recitais aberto ao público e troca de livros são algumas das inovações da Feira de Livros que acontece no Domingo do TCA O Vão Livre do Teatro Castro Alves receberá no dia 17 de outubro (domingo), das 12h às 18h, a Feira de Livros Vão das Letras, um projeto do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Fundação Pedro Calmon/Secult, em parceria com a...
01/10/2010 - Diversos - Biblioteca Anísio Teixeira promove palestra com o escritor Roberto Leal
Escritores, poetas, professores, estudantes e o público interessando em conhecer o ofício do escritor, suas principais dificuldades e as maneiras de superá-las, terão a oportunidade de vislumbrar estas questões na próxima sexta-feira, dia 8 de outubro, às 14h30, na Biblioteca Anísio Teixeira (Ladeira de São Bento), durante um bate papo com o poeta,...
30/09/2010 - Diversos - A importância da arte para o ser humano
A Cultura é uma das coisas mais importantes para o desenvolvimento do ser humano. É através dela que nós nos identificamos como sociedade e como seres capazes de criar e recriar seus próprios valores....
29/09/2010 - Diversos - Dilma Roussef - não há o que temer
Dilma: a(o) Anti-Cristo?Há muito, não se via e nem se ouvia tanto absurdo, a respeito de um candidato à Presidência, como está sendo propagado e forjado nestas eleições, levianamente, contra Dilma Rousseff....
21/09/2010 - Diversos - II Prêmio Nacional de contosde Guarujá - 2010
Regulamento1 " Dos objetivosA AGE " Associação Guarujaense de Escritores ", com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Guarujá, institui o II Prêmio Nacional de Contos de Guarujá.O prêmio tem por objetivo laurear escritores de contos inéditos, residentes em todo o território nacional....
21/09/2010 - Diversos - Sou só descontentamento e desassossego, com esta baleia franca agonizante e entalada dentro de mim:
Lélia Almeida.[1] Si miramos la realidad, las mujeres son más sólidas, más objetivas, más sensatas. Para nosotros, son opacas: las miramos, pero no logramos ir adentro. Estamos tan empapados de una visión masculina que no entendemos. En contrapartida, para las mujeres, nosotros somos transparentes. Lo que me preocupa es que cuando la mujer llega a...
16/09/2010 - Diversos - Eleição na Academia de Letras de Jequié
Embora a escolha de Adilson Gomes como o novo presidente da Academia de Letras de Jequié (ALJ), - tendo Jorge Barros como o seu vice - tenha sido por aclamação, a eleição dos cinco novos acadêmicos titulares foi decidida após uma acirrada disputa, sendo que no último dia 15 de setembro aconteceu a contagem dos votos para a eleição dos novos membros...
15/09/2010 - Diversos - O sequestro de Waly Salomão
Em 1988 o PMDB ainda discutia o seu candidato á sucessão de Mário Kertész. Na ocasião se verifica o "racha" entre os chamados históricos e o grupo que reunia Mário Kertész e o empresário espanhol naturalizado brasileiro Pedro Irujo. Estes apresentaram inicialmente a candidatura de Gilberto Gil a prefeito, que não seria aceita pelo governador Waldir...
14/09/2010 - Diversos - Alternativas para ensino da literatura em debate na UFPE
Nos próximos dias 14,15 e 16, acontece o Seminário Novos Paradigmas do Ensino de Literatura no Ensino Médio. O evento é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Letras e o Programa de Pós-Graduação em Educação, com o apoio da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universi...
14/09/2010 - Diversos - Margareth Menezes e Jackson Costa prestigiaram o I Encontro de Escritores Baianos Independentes
O I Encontro de Escritores Baianos Independentes (I ENEBI), realizado entre os dias 10 e 11 de setembro, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, foi abrilhantado com as presenças da cantora Margareth Menezes e do ator e apresentador do programa Aprovado da Rede Bahia, Jackson Costa. Os artistas estiveram no Quadrilátero da Biblioteca no último di...
12/09/2010 - Diversos - Joilson Pinheiro, o poeta baiano que vive na Rocinha, no Rio de Janeiro
Joilson Pinheiro nasceu no Recôncavo da Bahia nos anos sessenta. Em 1981 mudou-se para Salvador e, em 1999, migrou para o Rio de Janeiro. Mora na Favela da Rocinha onde vive aprontando; realiza eventos literários, apresenta um programa de rádio dedicado à poesia e desenvolve uma oficina literária para crianças e adolescentes....
05/09/2010 - Diversos - I Fórum de Artes, Mercado e Tecnologia: encontro para desenvolvimento da cultura em rede
Iniciativa busca contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva das artes na Bahia através da potencialização de redes colaborativasDe 9 a 11 de setembro (quinta a sábado), Salvador vai reunir nomes de referência nacional e internacional em articulação de redes de cultura no I Fórum de Artes, Mercado e Tecnologia " FAMT. Desenvolvido a partir...
04/09/2010 - Diversos - Caravana da Leitura passará por cinco cidades do Rio de Janeiro
O projeto é realizado em praça pública e disponibiliza ao público livros por um preço simbólico.O projeto "Caravana da Leitura" criado pelo escritor Laé de Souza, depois de percorrer mais de 100 cidades brasileiras chega a diversas cidades do interior do Rio de Janeiro. Aplicado desde 2004, em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura do...
02/09/2010 - Diversos - Estreia o Sarau da Biblioteca São Paulo
O alicerce da moderna Biblioteca de São Paulo sepulta milhares de histórias. Reais! Inglória face na arte de reeducar e reintegrar. No Complexo Carandiru, muito mais que 111 agonias circularam entre muros e barras de ferro, diuturnamente, durante mais de seis décadas. Reduzida a pó, restaram amargas lembranças. Não poucas. Em seu lugar, ergueu-se a...
30/08/2010 - Diversos - Presenciando a implosão da Fonte Nova
Ontem à noite me resolvi, iria assistir a implosão do Estádio da Fonte Nova. Fiquei em dúvida vários dias por me assaltarem sentimentos de tristeza. Afinal, foi alí que me iniciei esportivamente, quando meu pai me levava para entrar em campo com o time do Vitória, e onde comecei a partir de 1961(Bahia 1 X 1 Santos) a assistir os grande jogos(e depo...
27/08/2010 - Diversos - Biblioteca realiza o 5º Encontro de Artistas em Itaparica
Os profissionais das artes terão um encontro marcado neste sábado, dia 28 de agosto, às 19h, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, em Itaparica para expor suas obras no 5° Encontro de Artistas, que pretende reunir artistas plásticos, artesãos, cantores, escritores, dançarinos, cineastas, ceramistas, músicos, poetas, entre outros. No encontro acon...
26/08/2010 - Diversos - Novo post: Projetos literários do DF na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Em agosto (12 a 22) aconteceu a 21ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo, promovida pela Câmara Brasileira do Livro, onde o Plano Nacional do Livro e Leitura " PNLL/MinC abriu um espaço para divulgar as ações publicadas no Mapa de Ações do PNLL com material impresso e auditório para uma programação disponível para as ações do Mapa do PNLL,...
26/08/2010 - Diversos - Projetos literários do DF na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Em agosto (12 a 22) aconteceu a 21ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo, promovida pela Câmara Brasileira do Livro, onde o Plano Nacional do Livro e Leitura " PNLL/MinC abriu um espaço para divulgar as ações publicadas no Mapa de Ações do PNLL com material impresso e auditório para uma programação disponível para as ações do Mapa do PNLL,...
26/08/2010 - Diversos - Projetos literários do DF na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Em agosto (12 a 22) aconteceu a 21ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo, promovida pela Câmara Brasileira do Livro, onde o Plano Nacional do Livro e Leitura " PNLL/MinC abriu um espaço para divulgar as ações publicadas no Mapa de Ações do PNLL com material impresso e auditório para uma programação disponível para as ações do Mapa do PNLL,...
26/08/2010 - Diversos - Poesia e música nos Domingos Culturais
O grupo de poesia Isto e Aquilo e o grupo cênico musical Os Multipétalos movimentam a Biblioteca Pública neste final de semana A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), em mais um domingo cultural, promoverá as apresentações do grupo de poesia "Isto e Aquilo" e do grupo cênico musical "Os Multipétalos", neste domingo, dia 29 de a...
24/08/2010 - Diversos - CANTORA BAIANA GILMELÂNDIA INTERPRETARÁ MARIA NA PAIXÃO DE CRISTO DE LAURO DE FREITAS
A estrela da música baiana Gilmelândia interpretará a Mãe de Jesus, Maria no maior espetáculo de teatro ao ar livre da Bahia, a "Paixão de Cristo", que será realizado de 15 a 17 de abril de 2011, na grande arena montada na Praça da Matriz de Lauro de Freitas pelo 13º ano consecutivo. ...
24/08/2010 - Diversos - Prêmio Valdeck Almeida de Jesus de Poesia " V Edição 2009 e Antologia do amor (organização Valdeck Almeida de Jesus)
Fui a Bienal do Livro em São Paulo, pela primeira vez na condição de autor e não paguei ingresso, o crachá oferecido pela Editora Scortecci permitia livre acesso aos partícipes da Antologia Dellicatta, da qual participei com três poemas da minha fase noire, (Nos umbrais da quimera, Coruja, Giselle em Copacabana), que estou começando a esquecer em p...
24/08/2010 - Diversos - TEATRO - OFICINA NO CENTRO CULTURAL ENSAIO
Márcio Liolly convida para oficina de teatro em Salvador-BA....
23/08/2010 - Diversos - PRESIDENTE DA ALACA ABORDARÁ EM EVENTO INSTITUCIONAL A TEMÁTICA DIVERSIDADE
DIVERSIDADE: por uma cultura em Educação em/para Direitos Humanos...
18/08/2010 - Diversos - Darlan Tupinambá (Dimythryus) faz contracapa de livro de Valdeck Almeida de Jesus
O livro "Amor e Paixão", do escritor baiano Valdeck Almeida de Jesus, está no prelo, pela Madio Editorial. Composto de poemas falando dos amores e das paixões, a obra promete sucesso no mercado editorial....
17/08/2010 - Diversos - ROTEIRO DA POESIA
2ª quinzena de agosto de 2010 Rio de Janeiro - Capital da Poesia SESSÕES LITERÁRIAS - SOBRAMES/RJ - última terça-feira do mês, das 18:30 às 20:30h, no auditório do subsolo do CREMERJ, Praia de Botafogo, 228. Coordenação de Juçara Valverde - Pres.(apperjiana). Informações pelo e-mail: jucarvalverde@gmail.com ou janeflora@gmail.com...
16/08/2010 - Diversos - Projetos literários do DF na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Em agosto (12 a 22) acontece a 21ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo, promovida pela Câmara Brasileira do Livro, onde o Plano Nacional do Livro e Leitura " PNLL/MinC abriu um espaço para divulgar as ações publicadas no Mapa de Ações do PNLL com material impresso e auditório para uma programação disponível para as ações do Mapa do PNLL, ...
16/08/2010 - Diversos - Atração literária na Bahia
Bienal do Livro termina neste domingo e vale a pena conferirQuem estiver viajando para Salvador - e também quem mora na cidade, mas ainda não teve condições de prestigiar -, um ótimo programa é visitar a 9ª Bienal do Livro da Bahia, que se realiza até o próximo domingo, dia 26, no Centro de Convenções....
16/08/2010 - Diversos - Resultado oficial do 1º Concurso Literário Nacional Buriti Cronicontos
MAIS INFORMAÇÕES NO BLOG OFICIAL DO CONCURSOhttp://concursoburiticronicontos.blogspot.com/ CADASTRE-SE COMO SEGUIDOR PARA SEGUIR INFORMADOABRAÇO AMIGO DE RITA VELOSA ...



Capa |  Atualidades  |  Espaço do Escritor  |  LGBT na Imprensa  |  Manchete
Busca em

  
481 Notícias